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Mulheres precisam de melhor orientação sobre exercícios e ciclo menstrual

Mulheres precisam de melhor orientação sobre exercícios e ciclo menstrual

“Sincronização do ciclo” – a noção de que as mulheres devem adaptar sua dieta e padrões de exercícios ao seu ciclo menstrual – tem se tornado um tópico da moda online. Alguns especialistas argumentam que pode reduzir os sintomas da mulher antes e durante a menstruação. Mas uma nova revisão de artigos científicos encontrou pouca ou nenhuma evidência que apoie a sincronização do ciclo ou qualquer outro conselho elegante sobre alimentação, exercício ou suplementos durante a menstruação.

“Pouco se sabe não apenas sobre exercícios e ciclo menstrual, mas também sobre a saúde da mulher, ponto final.”

– Dennis Thompson

“Muitas mulheres estão seguindo conselhos e planejando exercícios e práticas com base em algum benefício ostensivo dos exercícios baseados nas fases do ciclo menstrual. Não vimos nenhuma evidência de que tal prática seja baseada na ciência”, disse o pesquisador sênior Stuart Phillips, professor de cinesiologia na Universidade McMaster. em Hamilton, Ontário, Canadá Canadá.

Na verdade, os pesquisadores descobriram que existem poucas evidências sobre as mulheres e sobre o exercício, muito menos sobre o efeito da menstruação no desempenho esportivo ou na aptidão física.

Não existe um ciclo menstrual “padrão” que dure 28 dias, com a ovulação ocorrendo consistentemente no dia 14, dizem os pesquisadores. Os níveis hormonais flutuam dramaticamente e de forma imprevisível.

Ciclo menstrual

“Os níveis hormonais podem variar substancialmente. Não apenas entre duas mulheres, mas dentro de uma mulher de um ciclo para o outro”, disse a co-pesquisadora Mai Wageh, doutoranda no departamento de cinesiologia de McMaster.

Indo mais fundo, os pesquisadores analisaram mudanças fisiológicas específicas que podem ocorrer durante as diferentes fases do ciclo menstrual. Eles encontraram poucas ou nenhuma mudança padrão quando analisaram o uso de gorduras em comparação com carboidratos pelas mulheres, seu potencial para crescimento muscular ou função dos vasos sanguíneos nas diferentes fases do ciclo. Em vez disso, parece que é cada mulher por si quando se trata de comer e fazer exercícios durante a menstruação.

“As mulheres podem sentir-se melhor ou pior, e algumas ficam até incapacitadas durante várias fases do seu ciclo”, disse Wageh. “Você precisa de uma abordagem individualizada para o treinamento. Acompanhe seu ciclo e seus sintomas em cada fase e ajuste seu plano de exercícios de acordo. Não existe uma abordagem única para todas.”

Os pesquisadores argumentam que são necessários mais estudos sobre as mulheres e o ciclo menstrual, para fornecer dados que informem melhor as suas escolhas ao longo do ciclo. Por exemplo, os investigadores planejam examinar se os sintomas associados à menstruação ou à TPM estão relacionados com o ciclo ou se são devidos a outros fatores de estresse, como falta de sono, má nutrição ou problemas de vida/trabalho.

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