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Mitos da hipertensão: não deixe que os equívocos aumentem o seu risco

Mitos da hipertensão

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos EUA Estados Unidos, cerca de 45% dos adultos têm hipertensão. Como pode não haver sintomas associados, muitas pessoas não sabem que têm pressão alta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que cerca de 1,13 bilhão de pessoas têm pressão alta em todo o mundo. Apesar da prevalência crescente da hipertensão, ela ainda é amplamente mal compreendida. E por que tratar desse assunto nesse blog sobre dor crônica? Resposta: níveis mais elevados de pressão arterial têm sido associados a uma sensibilidade aumentada ou superior à dor, em oposição a uma sensibilidade diminuída ou inferior em pessoas saudáveis. Enxaqueca, dor neuropática e dor lombar crônica, por exemplo, podem fazer com que o corpo de uma pessoa libere certos hormônios como adrenalina e cortisol. Esses hormônios podem aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial e, em alguns casos, levar à hipertensão.

Em primeiro lugar, vale a pena delinear o que é a pressão arterial. Ela é “a pressão do sangue empurrando as paredes das artérias”. A pressão arterial sobe e desce naturalmente. Por exemplo, tende a subir durante o exercício e a cair durante o repouso prolongado. No entanto, se a pressão arterial estiver elevada por longos períodos de tempo, aumenta o risco de várias condições de saúde. Hipertensão (pressão alta) ocorre quando a pressão nos vasos sanguíneos é muito alta (130/90 mmHg ou superior).

Figura 1

Leitura da pressão arterial

“Os números superior e inferior são importantes – se algum deles for alto, então você tem hipertensão e o risco de ataque cardíaco ou derrame aumenta”.

– Dr. Parveen Garg, University of Southern California Estados Unidos

Mito 1. A pressão arterial não é grave.

A hipertensão certamente pode ser grave. Sem tratamento, a pressão alta pode aumentar o risco de uma série de problemas de saúde, incluindo ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, doença renal, insuficiência cardíaca, angina, perda de visão, disfunção sexual e doença arterial periférica. A hipertensão causa danos de várias maneiras. Por exemplo, com o tempo, o aumento da pressão arterial pode fazer com que os vasos se tornem menos elásticos. Por sua vez, isso reduz as quantidades de sangue e oxigênio que chegam ao coração, danificando o órgão. A pressão alta também pode danificar os delicados vasos sanguíneos do cérebro, o que aumenta o risco de bloqueio ou ruptura.

Mito 2. A hipertensão é da minha família, então não há nada que eu possa fazer.

DNA

A hipertensão tem um componente genético. Por exemplo, os autores de um estudo de 2017 que incluiu dados de três gerações de participantes concluem: “A hipertensão de início precoce nos avós aumenta o risco [de] hipertensão nos netos, mesmo após o ajuste para hipertensão de início precoce nos pais e fatores de estilo de vida”. No entanto, a hipertensão não é inevitável, mesmo para aqueles que podem ser geneticamente suscetíveis a ela. Muitas vezes, a condição se desenvolve devido a fatores de estilo de vida, como dieta, que os genes não influenciam. Os autores de um estudo de 2018 que analisou dados genéticos, de estilo de vida e de saúde de 277.005 pessoas concluem: “Mostramos que a adesão a um estilo de vida saudável (incluindo dieta [saudável], consumo limitado de álcool, baixa excreção urinária de sódio, baixo índice de massa corporal [IMC] e aumento da atividade física) está associada a uma pressão arterial mais baixa, independentemente do risco genético de uma pressão arterial subjacente”. Eles também descobriram que “[a] adesão a um estilo de vida saudável está […] associada a [um] menor risco de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e doença cardiovascular composta em todos os níveis de risco genético de pressão arterial subjacente”.

“Manter um peso saudável e praticar exercícios regularmente pode ter um grande impacto na redução da pressão arterial. Gerenciar o estresse e garantir que você durma adequadamente pode ajudar a reduzir sua pressão arterial.”

– Dr. Parveen Garg, University of Southern California Estados Unidos

Mito 3. A pressão alta é inevitável com a idade.

A hipertensão não é inevitável e não é uma parte normal do envelhecimento. Embora a hipertensão seja mais comum entre os adultos mais velhos, a pressão alta também ocorre em adultos de meia-idade e jovens. A hipertensão afeta cerca de 7,5% das pessoas de 18 a 39 anos, 33,2% das pessoas de 40 a 59 anos e 63,1% das pessoas com mais de 60 anos. Apesar dessa prevalência crescente com a idade, certas intervenções no estilo de vida podem reduzir significativamente o risco de desenvolver pressão alta. Isso inclui reduzir a ingestão de sal, exercitar-se regularmente, parar de fumar e comer uma dieta saudável.

“Crianças e adolescentes também podem ter pressão alta, possivelmente devido ao aumento da obesidade infantil.”

– Dr. Parveen Garg, University of Southern California Estados Unidos

Mito 4. Eu notaria sintomas se tivesse hipertensão.

A única maneira de detectar a hipertensão é medir a pressão arterial. Geralmente não há sinais ou sintomas para indicar que alguém tem hipertensão. Nos EUA Estados Unidos, cerca de 75 milhões de pessoas atualmente têm hipertensão. Destes, estima-se que 11 milhões de pessoas não sabem que o têm. É por isso que alguns especialistas se referem à hipertensão como o “assassino silencioso”.

“A menos que sua pressão arterial esteja perigosamente alta, você não terá nenhum sintoma. No entanto, os danos a longo prazo que a hipertensão arterial causa nas artérias ocorrem independentemente de você ter sintomas ou não.”

– Dr. Parveen Garg, University of Southern California Estados Unidos

Mito 5. Não uso sal de mesa, então não preciso me preocupar com a ingestão de sódio.

A OMS recomenda consumir menos de 5 gramas de sal por dia para ajudar a manter uma pressão arterial saudável. Eles explicam que “estima-se que 2,5 milhões de mortes poderiam ser evitadas a cada ano se o consumo global de sal fosse reduzido ao nível recomendado”. No entanto, evitar apenas o sal de mesa não é suficiente para limitar a ingestão geral de sal. É importante ler os rótulos dos alimentos; o sal aparece em uma ampla variedade de alimentos, às vezes em quantidades muito altas. De acordo com o CDC, cerca de 40% da nossa ingestão diária de sódio vem desses 10 tipos de alimentos: pães, pizzas, sanduíches, frios e embutidos, sopas, burritos e tacos, lanches salgados (como batatas fritas, pipoca, pretzels e bolachas, frango, queijo, ovos).

Alimentos ultraprocessados ​​são particularmente ricos em sal. O consumo desses alimentos – que incluem refrigerantes, chocolate, batatas fritas, doces, cereais matinais adoçados e sopas embaladas – também pode desempenhar um papel no desenvolvimento de outras condições. Por exemplo, um estudo no BMJ Trusted Source que incluiu dados de mais de 100.000 pessoas descobriu que “um aumento de 10% na proporção de alimentos ultraprocessados na dieta estava associado a um aumento significativo de mais de 10% nos riscos de doenças gerais e câncer de mama.” Também vale a pena notar que tanto o sal kosher quanto o sal marinho são quimicamente iguais ao sal de mesa e, portanto, não menos prejudiciais à saúde.

“Ajuda a reduzir a ingestão de sódio na dieta para menos de 2.300 mg por dia e a seguir o plano alimentar DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), que consiste em uma dieta rica em frutas, vegetais e laticínios com baixo teor de gordura.”

– Dr. Parveen Garg, University of Southern California Estados Unidos

Mito 6. Quando minha pressão arterial responde à medicação, posso parar de tomá-la.

As pessoas que tomam medicamentos para tratar a hipertensão podem ver sua pressão arterial voltar ao normal. No entanto, para muitas pessoas, a hipertensão é uma condição para toda a vida. É importante seguir as recomendações do médico e só reduzir ou parar de tomar a medicação quando confirmar que este é o melhor curso de ação. De acordo com a American Heart Association (AHA): “Espere tratar a pressão alta por toda a vida. Os médicos às vezes reduzem as dosagens de drogas de uma pessoa depois de atingir a pressão arterial normal e mantê-la por um ano ou mais, embora seja raro que o tratamento seja interrompido completamente. Alguma forma de tratamento deve ser continuada ao longo da vida para bons resultados.”

Mito 7. A hipertensão é curável.

Atualmente não há cura para a hipertensão. No entanto, existem maneiras de gerenciar a condição e reduzir seu impacto na saúde. Por exemplo, segundo o Trusted Source, fazer as seguintes alterações pode ajudar: reduzindo a ingestão de álcool, comer uma dieta saudável, fazer exercícios, controlar o estresse, parar de fumar, manter um peso moderado, tomar os medicamentos.

Em pacientes com hipertensão leve (estágio 1) (pressão arterial sistólica de 130-139mmHg) e risco cardiovascular baixo-intermediário, o paciente seria aconselhado a manter um estilo de vida saudável por três a seis meses. Se a pressão arterial permanecesse persistentemente alta apesar das mudanças no estilo de vida, seriam necessários medicamentos para reduzir a pressão arterial. Por outro lado, qualquer pessoa com pressão arterial sistólica superior a 140 mmHg justificaria tratamento com medicamentos no momento do diagnóstico.

Mito 8: A hipertensão arterial é mais comum em homens.

Embora qualquer pessoa possa desenvolver hipertensão, os homens têm um risco maior de fazê-lo até a idade de 45 anos.

Portanto, depende da idade. Antes dos 50 anos, a hipertensão é mais comum em homens do que em mulheres, mas após a menopausa, o risco da mulher aumenta e pode até ser maior do que o do homem.

As mulheres têm algumas considerações adicionais sobre pressão alta. Tomar pílulas anticoncepcionais pode aumentar o risco de hipertensão. Mulheres com pressão alta podem ter maior risco de complicações durante a gravidez; e as mulheres que desenvolvem pressão arterial elevada durante a gravidez correm maior risco de ter pressão arterial elevada mais tarde na vida.

Mito 9: Se estou tomando medicamentos para pressão arterial, não preciso fazer exercícios ou cuidar do que como.

Você ainda precisa continuar com um estilo de vida saudável. Quando o seu médico começa a prescrever medicamentos para a pressão arterial, é apenas porque eles acreditam que essas medidas de estilo de vida não são suficientes para reduzir a sua pressão arterial ao normal.

“Não há substituto para tentar aderir a uma dieta saudável e praticar exercícios físicos! É a medida mais importante que você pode tomar para reduzir o risco de ataque cardíaco ou derrame”.

– Dr. Parveen Garg, University of Southern California Estados Unidos

Mito 10: Se minha pressão arterial cair com a medicação, posso parar de tomá-la.

Fato: você deve continuar tomando. A pressão alta é uma condição que dura a vida toda. Os medicamentos não curam a hipertensão.

“Se você parar de tomar seus medicamentos, sua pressão arterial aumentará novamente.”

– Dr. Parveen Garg, University of Southern California Estados Unidos

RESUMO

A hipertensão é grave e comum. Embora possa ser uma condição vitalícia, existem muitas maneiras de gerenciá-la e reduzir os riscos à saúde associados a ela. Ao enfrentar os mitos relacionados à hipertensão, podemos ajudar a reduzir seu impacto na sociedade, enfrentando os fatores de risco de frente e trabalhando contra eles.

À medida que revelamos a verdade por trás desses mitos generalizados, você agora possui o conhecimento e os insights necessários para tomar decisões informadas em relação ao controle da pressão alta. Lembre-se de que a hipertensão é uma condição que pode ser controlada de forma eficaz. É crucial estabelecer uma parceria forte com a sua equipe de saúde, pois eles desempenham um papel fundamental no apoio ao seu bem-estar geral.

“Faça dos check-ups regulares uma prioridade, permitindo um monitoramento contínuo e ajustes oportunos no seu plano de tratamento, se necessário. A adesão aos medicamentos e terapias prescritos é fundamental para manter o controle ideal da pressão arterial e reduzir o risco de complicações”.

– Dr. Migma Sherpa

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