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Maneiras de aliviar as articulações doloridas causadas pela osteoartrite

Maneiras de aliviar as articulações doloridas causadas pela osteoartrite

No Brasil, a osteoartrite afeta pouco mais de 20 milhões de adultos. Essas pessoas geralmente apresentam fatores de risco à saúde que incluem ansiedade e depressão, cinesiofobia, inatividade física e redução da autoeficácia, que, dependendo de sua gravidade, podem reduzir a independência funcional. Especialmente idosos, grupo em que a osteoartrite afeta aproximadamente 30% dos com mais de 65 anos, priorizando os membros inferiores, o que agrava a má qualidade de vida e incapacidade. Veja aqui uma matéria imperdível sobre a osteoartrite publicada recentemente no Washington Post.

“Não sabemos o quão fortes realmente somos até que ser forte seja a única escolha.”

– Jadine Sayer

Maneiras de aliviar as articulações doloridas causadas pela osteoartrite

Autora: Hallie Levine

Com o passar dos anos, muitos de nós podem começar a notar várias dores nas articulações. Uma causa cada vez mais comum de desconforto crônico é a osteoartrite, ou OA, que é marcada por uma perda progressiva do material de amortecimento que impede que as extremidades das articulações se esfreguem. Embora essa forma de artrite possa atrapalhar as tarefas e atividades diárias, ela pode ter outros efeitos ruins: um estudo sueco publicado em 2019 na revista Osteoarthritis and Cartilage descobriu que a osteoartrite de joelho e quadril estava associada a um risco aumentado de morte por infarte.

“A OA pode levar a um aumento do comportamento sedentário e, como resultado, aumentar o risco de uma pessoa ter outros problemas crônicos, como obesidade, diabetes, pressão alta ou doenças cardíacas devido à diminuição da atividade”.

– Eric K. Holder, professor assistente de ortopedia clínica e reabilitação na Yale School of Medicine, EUA.

A OA também pode aumentar a inflamação no corpo, que por sua vez está ligada a doenças cardíacas. E um estudo publicado em 2020 no Journal of the American Geriatrics Society constatou que a condição pode levar ao isolamento social, o que também pode ser prejudicial à saúde.

Boas notícias: embora muitos dos medicamentos usados ​​para alívio da dor não sejam recomendados para uso regular por adultos mais velhos, uma série de tratamentos de estilo de vida e outros tratamentos não medicamentosos podem ajudar a aliviar os sintomas – e impedir a progressão da OA, diz Heidi Prather, fisiatra no Hospital for Special Surgery em Nova York. Aqui está o que os especialistas aconselham.

Por que ser calmo é importante

Reduzir o estresse e ter uma noite de sono melhor pode não parecer que ajudaria com a osteoartrite. Mas algumas evidências sugerem que sim. Um estudo publicado na revista PLOS One em 2020, por exemplo, descobriu que pessoas com 50 anos ou mais que dormiam seis ou menos horas por noite tinham 20% mais chances de serem diagnosticadas com OA do que aquelas que dormiam entre sete e oito horas. Eles também tinham cerca de 30% mais chances de sentir dores articulares significativas.

“O sono é crucial para a percepção da dor”, diz Prather. O tempo insuficiente de soneca pode reduzir os níveis de neurotransmissores – substâncias químicas cerebrais que ajudam a aliviar a dor, explica ela. O estresse, por sua vez, pode piorar o sono, alterando a forma como percebemos a dor.

Para resolver os dois problemas, você pode tentar uma técnica de atenção plena, como a meditação. Um pequeno estudo publicado na revista Alternative and Complementary Therapies, por exemplo, descobriu que mulheres com osteoartrite de joelho que meditaram por 15 a 20 minutos duas vezes ao dia durante oito semanas relataram melhorias significativas na dor e na qualidade de vida e melhor função do joelho.

Lidar com problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, também é importante. Um estudo publicado em 2019 na revista Pain descobriu que as pessoas que relataram sintomas de ansiedade tinham 70% mais chances de relatar dor no joelho no próximo ano. “Pode haver uma associação entre essas emoções e a inflamação”, diz Prather.

Perder peso pode ajudar

Se você está acima do peso, perder apenas 2,5 a 4,5 quilos pode ajudar com a dor e a mobilidade. E um estudo publicado em 2021 no International Journal of Obesity descobriu que pessoas com sobrepeso e obesas que perderam mais de 7,5% do peso corporal tinham menos probabilidade de precisar de uma substituição total do joelho em comparação com aquelas que não perderam peso ou que ganharam peso.

A perda de peso também pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 ou, se você já tiver a condição, ajudá-lo a controlá-la. “Sabemos que o diabetes descontrolado desencadeia inflamação que piora a osteoartrite”, diz Eliana Cardozo, médica de medicina esportiva do Mount Sinai Hospital, em Nova York. Perder peso pode ajudar a proteger os joelhos da artrite.

Benefícios de uma dieta baseada em vegetais

Um estudo de 2018 publicado na revista Complementary Therapies in Medicine descobriu que as pessoas que seguiram um estilo alimentar baseado em vegetais por oito semanas relataram melhorias significativas na dor musculoesquelética – mesmo que não perdessem peso.

“Uma dieta rica em nutrientes e com alimentos integrais, com baixo teor de produtos processados ​​e açúcar é fundamental, pois ajuda a reduzir a inflamação que contribui para a dor”, diz Holder.

Uma boa opção: uma dieta de estilo mediterrâneo, rica em vegetais, grãos integrais, frutos do mar, feijões e nozes. Uma dieta rica em açúcar pode afetar negativamente o microbioma intestinal, de acordo com um estudo publicado na revista PLOS One em 2021. E “seu intestino produz a maior parte da serotonina do corpo, uma substância química do cérebro que melhora o humor e facilita a tolerância. dor”, diz Prather.

Exercite-se da maneira certa

“Na minha opinião, o exercício – incluindo a fisioterapia – é o tratamento não cirúrgico mais importante que existe para tratar a osteoartrite”, diz o cirurgião ortopédico Timothy Gibson, diretor médico do Memorial Care Joint Replacement Center no Orange Coast Medical Center em Fountain Valley, Califórnia. “Ele não apenas fortalece os músculos ao redor, para tirar a pressão das articulações, mas também melhora a função geral e proporciona um benefício mental, o que pode facilitar o enfrentamento da dor.”

Em termos de exercício, o mais útil para a osteoartrite é uma combinação de aeróbica, treinamento de força e exercícios de flexibilidade, diz Elaine Husni, vice-presidente de Doenças Reumáticas e Imunológicas da Cleveland Clinic. Mas é importante adaptar os treinos ao seu nível de condicionamento físico. “Se um paciente é sedentário, começo com terapia à base de água, como hidroginástica”, diz ela. “E uma vez que eles toleram isso, eles mudam para terapia terrestre de baixo impacto, como caminhar ou andar de bicicleta.”

Husni também recomenda tai chi. Um estudo de 2021 publicado na revista BMC Geriatrics descobriu que adultos mais velhos com OA de joelho que se envolveram nessa atividade suave duas vezes por semana durante 12 semanas tiveram um desempenho muito melhor em ações como ficar de pé em uma perna do que aqueles que não o fizeram.

Outra boa opção é a ioga. “É especialmente bom se você for sedentário, porque elimina o medo de cair e não requer tanto equilíbrio do núcleo”, diz Husni.

Se o exercício dói muito, pergunte ao seu médico se a fisioterapia pode ser justificada. Um fisioterapeuta pode ensiná-lo a fortalecer os músculos ao redor das articulações com pouca ou nenhuma dor, além de técnicas para facilitar as atividades diárias, como subir e descer escadas.

E a medicação?

Para surtos de osteoartrite, você pode aplicar um tópico de venda livre em uma articulação dolorida. Estes incluem anti-inflamatórios não esteroides, como Voltaren, e produtos com capsaicina, como Zostrix.

Para obter mais alívio, você pode usar medicamentos como o ibuprofeno (Motrin IB, genérico) por um curto período de tempo se tiver pressão arterial bem controlada e fígado e rins saudáveis, diz Husni. Pergunte ao seu médico. Caso contrário, o acetaminofeno (Tylenol, genérico) pode ser o melhor.

Existem também injetáveis: esteroides, ácido hialurônico e plasma rico em plaquetas (PRP) – um tratamento experimental que usa as próprias plaquetas do paciente.

O ácido hialurônico, semelhante a uma substância nas articulações, pode funcionar para algumas pessoas, mas as diretrizes da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos não o aconselham para uso rotineiro na osteoartrite. O PRP mostrou alguma promessa para lesões de tendões, músculos e ligamentos em pessoas mais jovens, mas não para OA moderada a grave, diz Husni.

“Para algumas pessoas, uma determinada injeção pode aliviar a dor por um tempo”, diz Cardozo, que também aconselha uma abordagem individualizada com base em fatores como o grau da artrite.

Tradução livre de “Ways to ease painful joints caused by osteoarthritis”, por Hallie Levine, publicado no Washington Post em 10/10/2022.

Características clínicas da osteoartrite

Sintomas

  • Dor nas articulações.
  • Rigidez matinal com duração inferior a 30 minutos.
  • Instabilidade ou flambagem da junta.
  • Perda de função.


Sinais

  • Aumento ósseo nas articulações afetadas.
  • Limitação da amplitude de movimento.
  • Crepitação em movimento.
  • Dor com movimento.
  • Desalinhamento e/ou deformidade articular.


Padrão de envolvimento articular *

  • Axial: coluna cervical e lombar.
  • Periféricos: articulação interfalângica distal, articulação interfalângica proximal, primeiras articulações carpometacarpais, joelhos, quadris.

* A doença com envolvimento de múltiplas articulações é um subtipo de osteoartrite; mais comumente, a osteoartrite afeta as mãos, quadris, joelhos e/ou coluna vertebral.

Fonte: Aafp.org

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