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Cinco coisas que eu gostaria de ter sabido no início de minha jornada contra a dor crônica

Cinco coisas que eu gostaria de ter sabido

Após décadas carregando uma dor crônica cervical que quase me incapacitou, e o depreendido nesses últimos 5 anos informando sobre o tema, penso que o principal obstáculo para alguém aliviar a sua condição é… o paciente mesmo. Mais especificamente, a dificuldade em se ver a si próprio como condutor, e não apenas espectador, do seu destino enquanto paciente. Algo completamente contraintuitivo, convenhamos, face a domesticação impingida em nós desde criança.  Nós aceitamos passivamente tudo o que é dito e não dito pela medicina clínica numa consulta típica porque assim nossos pais nos ensinaram, e porque eles davam o exemplo. Curto e grosso, no caso de muitas doenças crônicas, e da dor crônica especificamente, isso pode significar uma sentença de vida-ruim-para-sempre. A razão é simples, embora difícil de aceitar: sobre essas doenças e dores, a ciência médica ainda não tem todas as respostas, e os médicos em geral carecem de tempo para fazer todas as perguntas (aos pacientes, e receio que também a si mesmos).

A consequência disso são milhares de pacientes obrigados a conviver não tão somente com dor persistente e sintomas desagradáveis (ex.: fadiga, sono ruim), mas também com uma incerteza brutal. Esta postagem mostra o testemunho de quem, movido pelo desespero, optou por trilhar um caminho próprio para recuperar funcionalidade e qualidade de vida, mesmo sem acabar com a dor.

Nota do blog:

Quem navegar pela internet em busca de informações sobre a dor crônica, como eu faço diariamente, logo irá notar muitos pacientes compartilhando experiências pessoais comprovando o dito acima. A maioria dos testemunhos são comoventes, porém mal redigidos, confusos e não apontam um “call-to-action”, ou seja, um “o-que-fazer-para-resolver-o-problema”. Por isso, há tempo chamou a minha atenção a postagem reproduzida a seguir. Devo tê-la mantido no “pipeline” das matérias a publicar durante 2 ou 3 anos. Espera pelo momento oportuno? Demora em formar a minha opinião? Receio da reação dos que podem se sentir ofendidos, ou puro esquecimento? Sei lá, agora não interessa.

Breve, prática e bem escrita, recomendo a você ler essa matéria duas vezes. A primeira é meramente informativa. A outra é instrutiva. O texto está recheado de afirmações que parecem ser casuais, despretensiosas, mas que, no entanto, escondem pérolas de sabedoria sobre como se postar diante da dor crônica, mas também diante de uma vida com ela. Uma segunda lida facilita a reflexão, e é por aí que começa um bom trabalho de recuperação.

Vivo com dor crônica há mais de uma década

Tudo começou com danos nos nervos após uma cirurgia de emergência na virilha. Quatro anos depois, caí e bati a cabeça. Essa queda me causou uma dor de cabeça constante, um som sibilante em meu ouvido, dores nas costas e no quadril, formigamento e dormência nas mãos e nos pés, choques elétricos nas pernas, dores musculares e aleatórias e sensações de queimação em todo o corpo. Anos depois, após inúmeras consultas e exames médicos, fui diagnosticado com fibromialgia, zumbido, neuropatia, fadiga crônica e depressão.

Tive dificuldade em me ajustar à dor. Eu deixo meus sintomas me controlarem. Minha qualidade de vida sofreu junto com meu condicionamento físico.

Aqui estão cinco coisas que eu gostaria de saber no início desta jornada, muitas das quais aprendi enquanto participava de um programa ambulatorial de três semanas no Mayo Clinic Pain Rehabilitation Center. Cada uma delas teria facilitado minha jornada e pode ajudar outras pessoas que vivem com dor crônica.

A dor não é apenas física

Afeta claramente o corpo, mas também afeta as emoções, os relacionamentos e a mente. Pode causar ansiedade e depressão que, por sua vez, podem piorar a dor.

No trabalho, eu não conseguia lidar com o estresse. Tive problemas de concentração, perdi prazos e cometi erros. Em casa, não dormia bem e estava irritado. Fui atormentado por pensamentos negativos como: “Quero viver assim pelo resto da minha vida?”.

Quando relutantemente deixei meu emprego por recomendação de meus médicos, perdi mais do que um contracheque regular e benefícios valiosos como seguro saúde e poupança para a aposentadoria: também perdi o senso de propósito e valor próprio.

À medida que entendi a conexão entre dor e problemas emocionais, incluí cuidados de saúde mental como parte de meu programa de controle da dor para ajudar a controlar meu humor e controlar o estresse.

A dor nem sempre é curável

Os profissionais médicos não têm todas as respostas, nem sempre têm curas. Não existe uma pílula mágica ou intervenção que faça desaparecer a dor crônica. Infelizmente, algumas pessoas com dor crônica podem nunca mais ficar sem ela.

Para tentar aliviar, tenho alternado entre todos os tipos de profissionais de saúde: médicos de atendimento básico, especialistas em dor, reumatologistas, neurologistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, cirurgiões e psiquiatras. Já passei por raios X, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas e todos os tipos de outros testes de diagnóstico. Tomei analgésicos opioides, analgésicos não opioides, vitaminas e ervas; participei de palestras profissionais; passei incontáveis ​​horas pesquisando na internet; e ainda fiz cirurgia. Alguns deles ajudaram a aliviar minha dor, outros não, e alguns até pioraram as coisas. Entretanto, todos eles me custaram tempo e dinheiro e atrasaram a minha reabilitação.

Nem toda dor significa dano

Aprendemos desde cedo que tocar em algo quente dói. Mas a presença de dor nem sempre significa perigo.

Existem dois tipos de dor: aguda e crônica. A dor aguda é a resposta normal do corpo a danos ou lesões nos tecidos e necessita de tratamento médico imediato. Cura e geralmente dura menos de três meses. A dor crônica é uma resposta anormal e não melhora com o tempo. Pode ocorrer na ausência de danos nos tecidos e persistir por muito tempo após a cura do corpo. Isso muda a forma como os nervos e o cérebro processam a dor, à medida que os sinais nervosos que falham continuam a dizer ao corpo que dói.

Ao ser capaz de distinguir entre uma nova dor aguda e uma dor crônica, mudei a forma como reajo à dor crônica, não sendo tão cauteloso ou preocupado com ela.

Mude o pensamento, mude a vida

Pensamentos, sentimentos e comportamentos estão conectados. A dor crônica faz com que seja fácil sentir-se angustiado, desistir e tornar-se vítima. “Ai de mim”, “a vida não é justa” e outros pensamentos inúteis aumentam o foco na dor e podem piorá-la. Promove raiva, frustração e desesperança. E leva ao que os especialistas chamam de catastrofização da dor – uma resposta negativa exagerada à dor real ou prevista.

Fiz minha parte na catastrofização. Quando meus sintomas começaram, tudo que eu conseguia pensar era no quanto eu estava dolorido e se o sofrimento algum dia acabaria. Até registrei os sintomas e avaliei minha dor todos os dias para poder compartilhar com meus médicos o que estava sentindo. O único que consegui foi ficar exausto.

Vá em frente

Se a dor crônica não significa mais danos e não há respostas médicas mágicas, o que resta fazer? Aceite a dor como o “novo normal”, adapte-se a ela e aprenda a administrá-la. Claro, é mais fácil falar do que fazer. 

Ferramentas

Aqui estão algumas das ferramentas que considerei úteis para acalmar o corpo e a mente e facilitar o funcionamento:

Reduza os comportamentos de dor

As reações físicas, vocais e verbais naturais do corpo à dor, como esfregar, estremecer, gemer, limitar a atividade e reclamar, alimentam a ansiedade e intensificam a dor. Procuro evitar esses comportamentos para não chamar a (minha) atenção para a minha dor.

Procure distração

É mais difícil se machucar quando você não pensa sobre isso. Costumo assistir a um filme engraçado, ouvir música, conversar com um amigo ou fazer alguma outra atividade social para me concentrar em algo diferente da dor.

Mexa-se

Embora possa parecer contraintuitivo, o movimento ajuda a reduzir a dor e melhora o condicionamento. Tento caminhar todos os dias, embora meu corpo doa.

Estabeleça limites quando necessário

Pessoas com dor crônica geralmente fazem muito quando estão tendo dias bons e não o suficiente quando estão tendo dias ruins. Aprendi limites e tento me controlar para não piorar meus sintomas.

Alivie sua carga

Por que tornar as coisas mais difíceis do que são? Técnicas de mecânica corporal tornam as atividades mais fáceis, não mais difíceis. Levantar peso, por exemplo, piora minha dor. Então, em vez de carregar uma carga pesada em uma viagem, divido em cargas mais leves e faço várias viagens.

Relaxe e alivie a tensão

Dor e tensão podem formar um círculo vicioso. Os músculos se contraem e pressionam os nervos, resultando em ainda mais dor. Eu faço exercícios de respiração profunda e relaxamento muscular para ajudar a reduzir a tensão.

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4 respostas

  1. É bem isso mesmo!
    Você passa a viver seu “novo eu”.
    Eu sou distraída e ansiosa e quando vejo já fiz o que meu “novo normal” não me permite mais. Resultado; cama.

  2. Saber que podemos lidar com nossas dores nos prova que não somos refém delas , sempre haverá uma possibilidade de uma qualidade de vida, mesmo porque não é a dor que vai determinar os nossos dias.

    1. Plenamente de acordo. A informação sobre a dor que se sente, especialmente quando ela é recorrente, generalizada e de origem incerta, tem valor terapêutico. Continue navegando pelo blog e ficará sabendo de muita coisa que irá trazer calma e serenidade à sua vida.

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